Pages

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os porquês dos animais


Porque os gatos ronronam?

Os gatos ronronam quando se sentem bem e quando fazemos carinho neles. É um sinal de prazer. São duas cordas vocais situadas no fundo da garganta que vibram, emitindo esse som característico.

É verdade que os gatos enxergam à noite?

No escuro, os gatos enxergam muito melhor que nós. Sua pupila pode se dilatar bastante e perceber o menor traço de luz. Mas no escuro total, eles também não enxergam nada!

Por que as formigas se deslocam em fila indiana?

É para não se perder! Andando, a formigas colocam no seu caminho uma substância cheirosa que todas as formigas de uma mesma família reconhecem. Basta seguir esse caminho cheiroso para voltar para casa!

Porque as abelhas fabricam mel?

Para alimentar as outras abelhas e as larvas que vivem na colméias. As colméias são enormes usinas de mel. Para os apicultores, basta colher essa iguaria tomando cuidado com as picadas!

Porque devemos espantar as moscas?

As moscas costumam pousar em lugares sujos que são ninhos de micróbios, como o lixo, os excrementos... Pousando depois em nós ou nos alimentos, elas podem trazer sujeiras ou transmitir doenças.

Porque as baratas são tão desagradáveis?

Quando as baratas se instalam em uma casa elas invadem tudo. Elas se escondem nos cantinhos escuros, multiplicando-se a toda velocidade. São invasoras que precisamos expulsar.

Porque o louva-a-deus tem esse nome?

É por causa da posição de suas patas dianteiras: quando elas estão unidas, as pessoas dizem que ele está rezando. Mas não é nada disso! Elas estão sempre prontas para dar o bote e agarrar uma presa...

As centopéias têm mesmo cem patas?

As centopéias chegam a ter centenas de patas. São os animais que têm mais patas!

Um cavalo sofre quando as ferraduras são colocadas?

Os cascos dos cavalos são de queratina, uma proteína bem dura, de que também são feitos os chifres dos bois e as nossas unhas. Por isso, o cavalo não sofre quando as ferraduras são colocadas, pelo menos não mais do que quando cortamos as unhas!

Porque o galo canta tão cedo?

Cocoricó! Desde o nascer do sol, o galo canta para mostrar aos outros que ele está lá e que é o chefe da casa!

As zebras têm listras iguais?

Não, cada animal tem as suas próprias listras: elas são diferentes de uma para outra e servem para que as zebras se reconheçam. Cada espécie de zebra tem um tipo de listra também: finas ou largas, mais escuras ou mais claras...

Os morcegos são aves?

Não, eles são mamíferos; os únicos capazes de voar como as aves. Suas asas não têm plumas: elas são de pele e se ligam ao corpo na extremidade dos dedos bem longos.

Como o dromedário consegue viver no deserto?

O dromedário pode ficar 15 dias sem beber nem comer! Ele suporta muito bem o calor, pode fechar as narinas em caso de tempestade de areia, seu corpo é capaz de estocar uma grande quantidade de água, sua corcunda contém uma reserva de gordura que lhe dá energia e, para terminar, ele pode andar muito tempo na areia sem cansar.

Disponível em :http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades
Acesso em 01/06/2010 09:51

quarta-feira, 26 de maio de 2010



Conchas marinhas para produção de lentes ópticas e vidros

Conchas marinhas são freqüentemente usadas na produção de lentes ópticas e vidros para o mercado automotivo devido à resistência e transparência do material com que são feitas. Porém, para o alívio dos moluscos, engenheiros químicos americanos acabam de desenvolver um material com a mesma estrutura das conchas.

O segredo, tanto das artificiais quanto das naturais, é que o material é feito de estruturas rígidas (cálcio) e macias ( polímero) alternadamente colocadas, assim, quando uma parte rígida cede, o estrago é rapidamente bloqueado e absorvido pela parte macia, impedindo-o que se espalhe pelo resto da estrutura.


Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080729171527AA02ROlO uso de

terça-feira, 25 de maio de 2010

Existe próstata feminina?





Universidade Estadual de Campinas – 14 a 20 de maio de 2007.

Estudos desenvolvidos no Instituto de Biologia da UNICAMP – SP, e em outras instituições, revelam que a mulher também pode ter a glândula, cujas características se aproximam das do homem.
Segundo o professor Hernandes F. Carvalho, coordenador das pesquisas sobre a próstata feminina, os estudos preliminares indicam que o órgão estaria associado com a chamada ejaculação feminina. Além disso, também teria ligação com o Ponto G, zona erógena da fêmea humana. : “Entretanto, essas expressões da glândula prostática feminina precisam
ser investigadas com maior profundidade”,adverte o docente.